Busca avançada
Ano de início
Entree

Propagacao de ondas de frio na america do sul e as trajetorias dos ciclones e anticiclones extratropicais: climatologia e estudos de caso.

Processo: 99/04105-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1999
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Tercio Ambrizzi
Beneficiário:Alexandre Bernardes Pezza
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclones E Antiociclones | Friagem | Polar Outbreak | Sistemas Baroclinicos | Trajetorias De Massas De Ar | Vorticidade Potenciakl

Resumo

Será determinada uma climatologia das trajetórias dos ciclones e anticiclones extratropicais ao redor da América do Sul para o período de inverno, com base em um esquema numérico automático desenvolvido por Murray e Simmonds, da Universidade de Melboume, na Austrália. Em seguida, serão estudados casos de ondas de frio intensas na Patagônia e no Centro-Sul do Brasil, associando o deslocamento das massas polares à trajetórias anômalas dos centros de pressão em superfície. Finalmente, serão buscados mecanismos físicos que expliquem a diferença entre casos onde as massas polares ficam confinadas no sul da Argentina, como ocorrido durante o inverno de 1995, por exemplo, e casos em que as massas deslocam-se com uma componente meridional bastante pronunciada. Além do conhecido papel dos bloqueios atmosféricos, propõe-se o cálculo das trajetórias tridimensionais das massas de ar e uma análise da Equação da Vorticidade Potencial de Ertel (EVPE) para um melhor esclarecimento destes mecanismos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)