Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A importância da bacterivoria por protozoários em um ambiente subtropical (Reservatório do Lobo-Broa, SP, Brasil)

Texto completo
Autor(es):
Mansano, A. S. [1] ; Hisatugo, K. F. [1] ; Hayashi, L. H. [1] ; Regali-Seleghim, M. H. [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Carlos UFSCar, Dept Ecol & Biol Evolut, BR-13564905 Sao Carlos, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 74, n. 3, p. 569-578, AUG 2014.
Citações Web of Science: 2
Resumo

Este estudo avaliou a importância da bacterivoria por nanoflagelados heterotróficos (NFH) e ciliados em um ambiente subtropical mesotrófico (Reservatório do Lobo-Broa, Brasil) pela quantificação de suas taxas de ingestão. Os experimentos in situ utilizando bactérias marcadas por fluorescência (FLB) foram realizados bimestralmente durante um ano (três estudos no período seco e três no período chuvoso) na superfície de dois pontos de coleta que apresentam graus de trofia diferentes. As taxas de ingestão, tanto para os ciliados quanto para os NHF, foram maiores no ponto 2 (P2) devido provavelmente as maiores temperaturas da água, que aceleram o metabolismo dos protozoários, e as maiores densidades de bactérias. Em relação à bacterivoria total por protozoários, as populações de NFH causaram maior impacto de predação sobre a comunidade bacteriana do reservatório, principalmente os NFH menores que 5µm. Os dados indicaram que a predação por NFH, além de regular a abundância de bactérias, provavelmente também induziu modificações na estrutura da comunidade bacteriana, como o aumento do tamanho e da quantidade de filamentos bacterianos. Os ciliados também contribuíram significativamente para a bacterivoria no sistema, principalmente no P2, onde apresentaram altas densidades e taxas de ingestão. O controle bottom-up teve maior importância no período seco e o controle top-down maior importância no período chuvoso, assim, estas duas forças são igualmente importantes na regulação da abundância bacteriana neste reservatório em uma base anual. (AU)

Processo FAPESP: 09/12435-6 - Avaliação da bacterivoria por protozoários em uma Represa Mesotrófica (Represa do Lobo, Itirapina/Brotas - SP)
Beneficiário:Adrislaine da Silva Mansano Dornfeld
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado