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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O agente comunitário de saúde e suas práticas educativas em saúde bucal: uma avaliação qualiquantitativa

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Autor(es):
Fábio Luiz Mialhe ; Fernando Lefèvre ; Ana Maria Cavalcanti Lefèvre
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência & Saúde Coletiva; v. v. 16, n. n. 11 nov. 2011.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Odontologia
Assunto(s):Saúde bucal   Pessoal de saúde
Resumo

Dentre as atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde (ACS), as ações educativas são fundamentais para a produção do cuidado. O objetivo deste estudo foi avaliar esses aspectos em uma amostra aleatória de 80 ACS, provenientes de 16 Unidades de Saúde da Família do município de Piracicaba, SP, representando de 51,3% da população estudada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, seguindo um roteiro com temas pertinentes às práticas educativas em saúde bucal dos agentes, as quais foram gravadas e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de processamento de respostas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Verificou-se que as atividades educativas em saúde bucal são realizadas de forma esporádica e voltadas prioritariamente às gestantes, mães e crianças, em um modelo vertical de transmissão de informações, visando mudanças de comportamentos individuais e incorporação de hábitos saudáveis. Os resultados sugerem a necessidade dos ACS repensarem a forma como vêm desenvolvendo suas práticas educativas em saúde bucal. Entretanto, para que isso se torne realidade, é imprescindível o apoio e o incentivo do gestor de saúde em processos de educação permanente voltados a estes profissionais e toda a equipe. (AU)

Processo FAPESP: 07/07341-7 - Avaliação do processo de trabalho educativo desenvolvido por agentes comunitários de saúde
Beneficiário:Fabio Luiz Mialhe
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular