Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ácaros de pena (Acari: Astigmata) associados com aves em um fragmento de Mata Atlântica no Nordeste do Brasil

Texto completo
Autor(es):
Silva, H. M. [1] ; Hernandes, F. A. [2] ; Pichorim, M. [1]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Rio Grande Norte UFRN, Ctr Biociencias, DBEZ, Lab Ornitol, BR-59072970 Natal, RN - Brazil
[2] Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Dept Zool, BR-13506900 Rio Claro, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 75, n. 3, p. 726-735, AUG 2015.
Citações Web of Science: 9
Resumo

ResumoO presente estudo reporta associações entre ácaros (Astigmata) e aves em um fragmento de Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Norte, Brazil. Em laboratório, ácaros foram coletados através de examinação visual de aves recentemente mortas. No total, 172 indivíduos de 38 espécies de aves foram examinados entre Outubro de 2011 e Julho de 2012. A prevalência de ácaros na comunidade de aves foi de 80,8%, correspondendo a 139 indivíduos infestados distribuídos em 30 espécies e 15 famílias de hospedeiros. Quinze táxons de ácaros de pena foram identificados em nível de espécie, dezesseis em nível de gênero e três em nível de subfamília, distribuídos nas famílias Analgidae, Proctophyllodidae, Psoroptoididae, Pteronyssidae, Xolalgidae, Trouessartiidae, Falculiferidae and Gabuciniidae. Associações ainda não conhecidas entre ácaros e aves foram registradas para onze táxons identificados em nível específico, e nove táxons foram registrados pela primeira vez no Brasil. O número de novos registros geográficos, assim como as associações ácaro-hospedeiro até então desconhecidas, suportam as altas estimativas de diversidade de ácaros de pena e apontam a necessidade de mais pesquisas que ampliem o conhecimento dos ácaros plumícolas da região Neotropical. (AU)

Processo FAPESP: 11/50145-0 - Diversidade e taxonomia de ácaros de pena (Arachnida: Acari: Astigmata) em aves no Brasil
Beneficiário:Fábio Rau Akashi Hernandes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Jovens Pesquisadores
Processo FAPESP: 11/20805-8 - Diversidade e taxonomia de ácaros de pena (Arachnida: Acari: Astigmata) em Passeriformes (Aves) no Brasil
Beneficiário:Fábio Rau Akashi Hernandes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa BIOTA - Jovens Pesquisadores