Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Vulnerabilidades aos acidentes ofídicos em São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Bertolozzi, Maria Rita [1] ; da Conceicao Scatena, Camila Morato [2] ; de Siqueira Franca, Francisco Oscar [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem, Dept Enfermagem Saude Colet, Ave Dr Eneas de Carvalho Aguiar 419, BR-05403000 Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Fac Med, Posgrad Ciencias Saude, BR-05403000 Sao Paulo, SP - Brazil
[3] Univ Sao Paulo, Fac Med, Dept Molestias Infecciosas & Parasitarias, BR-05403000 Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 49, 2015.
Citações Web of Science: 1
Resumo

RESUMO OBJETIVO Descrever elementos de vulnerabilidade de vítimas de acidentes por serpentes. MÉTODOS Este estudo qualitativo, descritivo e transversal teve como referencial teórico o conceito de vulnerabilidade, nas dimensões: individual, social e programática. Foram entrevistados 21 pacientes internados em hospital especializado no cuidado a vítimas de acidentes por animais peçonhentos. Os depoimentos foram analisados segundo técnica de análise de discurso. RESULTADOS Os pacientes eram, em sua maioria, homens jovens e residentes em área rural, onde frequentemente os recursos de saúde são limitados. Foram observadas condições de vulnerabilidade individual e social, tais como: escolaridade precária, baixa qualificação profissional, moradia sem acesso à água encanada, esgoto e coleta regular de lixo e precário conhecimento a respeito desse agravo à saúde. Quanto à dimensão programática, verificou-se acessibilidade restrita ao serviço de saúde, que poderia repercutir no prognóstico e na frequência de sequelas e mortes. CONCLUSÕES A constatação de elementos de vulnerabilidade em suas três dimensões evoca a necessidade de melhoria de programa de controle e formação dos trabalhadores de saúde. Destaca-se a potencialidade do uso do conceito de vulnerabilidade, o que pode ampliar a interpretação e recomendações para a prática e ações educativas relacionadas aos acidentes ofídicos. (AU)

Processo FAPESP: 10/01644-0 - Vulnerabilidade nos acidentes botrópicos internados no Hospital Vital Brazil (Instituto Butantan)
Beneficiário:Camila Morato da Conceição Scatena
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado