Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diferenciando as abordagens tradicional e ágil de gerenciamento de projetos

Texto completo
Autor(es):
Samuel Eder [1] ; Edivandro Carlos Conforto [2] ; Daniel Capaldo Amaral [3] ; Sergio Luis da Silva [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP - Brasil
[2] USP - Brasil
[3] USP - Brasil
[4] UFSCar - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Production; v. 25, n. 3, p. 482-497, 2014-04-18.
Resumo

As críticas recentes à teoria tradicional de gerenciamento de projetos resultaram em uma nova abordagem, denominada Gerenciamento Ágil (GAP). A dificuldade em investiga-la é que não há instrumentos de pesquisa capazes de distinguir sua aplicação em organização ou projeto, o que impede correlação com desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo identificar diferenças críticas capazes de caracterizar o uso do GAP. Iniciou-se com uma revisão bibliográfica sistemática para identificar práticas recomendadas em cada abordagem, decompostas em ações, técnicas e ferramentas. Elas foram comparadas entre si e com ações observadas in loco em dois estudos de caso, incorporados, de empresas com excelência reconhecida no uso de cada abordagem: ágil e tradicional. O resultado foi a identificação de seis características críticas que diferenciam o uso de uma ou outra abordagem. Elas podem ser utilizadas para a elaboração de instrumentos de pesquisa, aumentando a precisão da identificação das abordagens em campo: uma contribuição para que o desempenho do GAP possa ser cientificamente verificado. (AU)

Processo FAPESP: 09/18267-8 - Avaliação da agilidade de práticas de gerenciamento de projetos para produtos e tecnologias inovadoras
Beneficiário:Daniel Capaldo Amaral
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular