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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Influência da Velocidade de Rotação do Rebite na Microestrutura e no Desempenho Mecânico de Juntas de Compósito Termofixo Rebitadas por Fricção

Texto completo
Autor(es):
Natascha Zocoller Borba [1] ; Lucian Blaga [2] ; Jorge Fernandez dos Santos [3] ; Leonardo Bresciani Canto [4] ; Sergio de Traglia Amancio-Filho
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - Brasil
[2] Helmholtz-Zentrum Geesthacht. Centre for Materials and Coastal Research - Alemanha
[3] Helmholtz-Zentrum Geesthacht. Centre for Materials and Coastal Research - Alemanha
[4] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Soldagem & Inspeção; v. 21, n. 1, p. 30-43, 2016-03-00.
Resumo

Resumo A Rebitagem por Fricção tem se demonstrado como alternativa para união de perfis de compósito termofixo aplicados na construção civil, frente às necessidades atuais por tecnologias eficientes de união de estruturas multimateriais. Nesse processo, a extremidade de um rebite metálico é plastificada e forjada dentro de um componente polimérico, via calor friccional. Sua viabilidade técnica já foi demonstrada para juntas de Ti-6Al-4V/poliéster termofixo reforçado com fibra de vidro. Este artigo tem como objetivo complementar esse estudo através da análise do efeito da velocidade de rotação do rebite na temperatura do processo, microestrutura e propriedades mecânicas locais e globais das juntas. Foram fabricadas juntas com dois níveis de velocidade de rotação: 9000 rpm e 10000 rpm (os demais parâmetros foram mantidos constantes). Temperaturas do processo (655-765 °C) superiores em 96% da temperatura de início de decomposição da matriz de poliéster (370 °C) foram atingidas, desencadeando degradação polimérica acentuada na região de união. O aumento da velocidade de rotação e, portanto, do aporte térmico, não contribuiu estatisticamente para o aumento na profundidade de penetração e na largura da extremidade deformada do rebite. Porém, a extensão da área polimérica degradada aumentou em 47%, a qual resultou em redução proporcional de 50% da resistência à tração das juntas (de 4,0 ± 1,2 kN para 2,0 ± 0,7 kN). Adicionalmente, mapas de microdureza no rebite evidenciaram possíveis transformações de fase da liga que favoreceram seu endurecimento, com o aumento da velocidade de rotação. Contudo, nenhuma correlação pôde ser evidenciada entre a dureza e o desempenho mecânico das juntas sob tração, já que as amostras falharam majoritariamente por arrancamento completo do rebite da placa de compósito. Portanto, no desenvolvimento de juntas rebitadas por fricção de Ti-6Al-4V/ poliéster termofixo reforçado com fibra de vidro, a otimização da velocidade de rotação é essencial para se obter suficiente deformação plástica do rebite e minimizar a extensão da degradação da matriz de poliéster, garantindo um satisfatório desempenho mecânico sob tração das juntas. (AU)

Processo FAPESP: 14/09840-4 - Rebitagem por fricção ('friction riveting') de titânio grau 5 (Ti6Al4V) em compósito de resina poliéster termofixa reforçada com tecido de fibra de vidro
Beneficiário:Natascha Zocoller Borba
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado