Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Os discursos sobre qualidade de vida para os trabalhadores enquanto mecanismos disciplinares

Texto completo
Autor(es):
Sérgio Paes de Barros
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. psicol. soc. trab.; v. 15, n. 1, p. 17-32, Jun. 2012.
Resumo

O discurso sobre a promoção de qualidade de vida aos trabalhadores apresenta-se disseminado tanto em empresas como em artigos acadêmicos de Psicologia, Administração e Engenharia de Produção. Entretanto, é notável a divergência dos autores quanto à definição e a origem do termo qualidade de vida aos trabalhadores, o que nos motivou a perscrutar diversas obras da área buscando compreender como esse discurso veio a ter um lugar dentre os discursos autorizados (ou considerados verdadeiros). A análise das produções acadêmicas acerca da qualidade de vida no trabalho indicou a existência de três matrizes sobre o tema: Matriz Humanista, Matriz Sociotécnica e Matriz da Qualidade Total. Também analisamos autores que, se não constituem uma matriz referencial, apresentam uma visão crítica das propostas clássicas acerca do tema e as contextualizam em relação a outras áreas do conhecimento. Conclui-se que, ao deixar de abordar o Trabalho e atrelar-se à ideia de Estilo de Vida, os discursos que versam sobre a qualidade de vida aos trabalhadores acabaram por configurar mecanismos disciplinares de internalização de valores e de promoção de hábitos, comportamentos e atitudes considerados "saudáveis" pelos empregadores. (AU)

Processo FAPESP: 07/52304-2 - As noções de sujeito implícitas no discurso e na prática da psicologia nas organizações, tal como apropriada pelos setores de recursos humanos, nos eventos para promover melhor qualidade de vida para os trabalhadores
Beneficiário:Sérgio Paes de Barros
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado