Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Competição na dança clássica: um fator ansiogênico negativo?

Texto completo
Autor(es):
Geovana Silva Fogaça Leite [1] ; Marco Túlio De Mello [2] ; Hanna Karen Moreira Antunes [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Biociências - Brasil
[2] Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Fisica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Biociências - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Paulista de Educação Física; v. 30, n. 3, p. 793-803, 2016-09-00.
Resumo

Resumo A dança clássica é uma modalidade que apresenta relação com a arte, exigindo grande grau de prepara fisico, psicológico e estético. Pode-se perceber que próximo a períodos competitivos, semelhante a praticantes de outras modalidades esportivas, bailarinas passam por situações estressantes que podem ter impacto negativo sob o desempenho. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da ansiedade competitiva no desempenho de bailarinas. Participaram do estudo 22 bailarinas com idade entre 18 a 30 anos, praticantes de dança clássica por pelo menos dois anos. A coleta de dados foi realizada por meio de avaliações psicométricas realizadas em momentos distintos (pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo). Podemos perceber que ocorre um aumento da ansiedade momentos antes da competiçao, porém o desempenho das bailarinas não foi afetado, as bailarinas têm um aumento de sua tensão/ansiedade, alterações na percepção ansiosa, porém permaneceram centradas a tarefa que irão realizar. (AU)

Processo FAPESP: 08/06718-2 - Efeito do estresse competitivo no humor de bailarinas
Beneficiário:Geovana Silva Fogaça Leite
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica