Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Método convencional e "bootstrap" para estimar o número de observações na determinação dos parâmetros da função K(Θ)

Texto completo
Autor(es):
J. F. Melo Filho [1] ; P. L. Libardi [2] ; Q. de Jong Van Lier [3] ; J. E. Corrente [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal da Bahia - UFBa. Escola de Agronomia
[2] USP. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ. Departamento de Ciências Exatas
[3] USP. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ. Departamento de Ciências Exatas
[4] USP. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ. Departamento de Ciências Exatas
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciência do Solo; v. 26, n. 4, p. 895-903, 2002-12-00.
Resumo

A variabilidade natural do solo dificulta a obtenção de valores que representem adequadamente as propriedades do solo em determinada área. O conhecimento do número mínimo de observações, que devem ser realizadas para representar, com um erro aceitável, uma propriedade ou característica do solo, é fundamental para que os resultados experimentais possam ser aplicados com segurança. No presente trabalho, comparou-se o método convencional (teste-t) com o método "bootstrap", com vistas em estimar o número de observações necessárias para calcular os parâmetros que caracterizam a relação entre a condutividade hidráulica e o teor de água do solo, determinada pelo método do perfil instantâneo. Realizou-se um experimento de drenagem num Latossolo Vermelho-Amarelo em Piracicaba (SP), numa parcela experimental com 45 pontos de observação distanciados de 1 m entre si. Observaram-se a umidade (com TDR) e o potencial mátrico (com tensiômetros) durante três semanas de redistribuição da água. Após processamento dos dados, o conjunto de valores mostrou uma distribuição não-normal, fazendo-se necessária a eliminação de "outliers" para a aplicação do método convencional, normalizando a distribuição. Assim, o uso do método tradicional só é recomendado após a confirmação da pertinência da eliminação dos "outliers". Ambos os métodos de análise requerem grande número de repetições, reafirmando que determinações da função condutividade hidráulica com poucas repetições não podem ser extrapoladas para áreas maiores. (AU)

Processo FAPESP: 99/02130-0 - Variabilidade dos parâmetros da relação umidade - condutividade hidráulica determinada pelo método do perfil instantâneo
Beneficiário:Quirijn de Jong van Lier
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular