Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação histológica dos efeitos da corticotomia no movimento ortodôntico induzido em ratos

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Pigato SCHNEIDER [1] ; Lais Pavan SILVA [2] ; Fernando José Lopes de Campos CARVALHO [3] ; Luís Filipe Siu LON [4] ; Luiz Gonzaga GANDINI JÚNIOR [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. odontol. UNESP; v. 46, n. 6, p. 368-373, 2017-12-00.
Resumo

Resumo: Introdução: A corticotomia alveolar é um procedimento cirúrgico utilizado para aumentar a velocidade do movimento dentário. Objetivo Identificar evidências histológicas do efeito da corticotomia no movimento ortodôntico no rato. Material e método Quarenta e cinco ratos Wistar (Rattusnorvegicus Albinus) foram igualmente divididos em três grupos: Grupo de Controle (GC) - sem movimento dentário ou corticotomia; Grupo de movimento (GM) – apenas movimento ortodôntico do dente; e Corticotomia e Movimento Grupo (GCM) - movimento ortodôntico dentário cirurgicamente assistido por corticotomia. Os procedimentos cirúrgicos de GCM consistiram de uma incisão no palato, da mesial a distal do primeiro molar superior direito. O movimento do dente no GM e GCM foi aplicado com uma força da mola helicoidal de 40 gF do primeiro molar superior direito para o incisivo superior direito. Os ratos foram sacrificados no 1º, 3º e 7º dia e, após este período, foram realizadas seções histológicas para avaliar a contagem de osteoblastos e osteoclastos nas áreas de tensão e pressão. Resultado A análise histológica mostrou que o GCM apresentou melhor resposta celular na neoformação óssea quando comparado aos outros grupos. Em áreas de pressão, no 3º dia, houve uma maior proliferação de osteoclastos, resultando em maior reabsorção. Em áreas de tensão, no 1º dia, houve uma maior proliferação de osteoblastos, indicando aumento da formação óssea. Conclusão A diferença entre os grupos tratados ocorreu apenas no período inicial do movimento. Portanto, as alterações causadas pela corticotomia não são significativas no movimento ortodôntico para justificar o procedimento invasivo. (AU)

Processo FAPESP: 13/06264-0 - Efeito da corticotomia sobre a movimentação ortodôntica em ratos
Beneficiário:Lais Pavan Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica