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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

DADOS DESCRITIVOS EM DIFERENTES AVALIAÇÃOES COGNITIVAS EM IDOSOS DA COMUNIDADE: DADOS ESTRATIFICADOS POR IDADE E ESCOLARIDADE

Texto completo
Autor(es):
Allan Gustavo Brigola [1] ; Ana Carolina Ottaviani [2] ; Érica Nestor Souza [3] ; Estefani Serafim Rossetti [4] ; Mariélli Terassi [5] ; Nathalia Alves Oliveira [6] ; Bruna Moretti Luchesi [7] ; Sofia Cristina Iost Pavarini [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[2] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[3] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[4] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[5] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[6] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[7] Federal University of Mato Grosso do Sul - Brasil
[8] Federal University of São Carlos. Gerontology Department. Graduate Program in Nursing - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dement. Neuropsychol.; v. 12, n. 2, p. 157-164, 2018-06-00.
Resumo

RESUMO O envelhecimento cognitivo é dinâmico e heterogêneo, ressaltando a importância de ferramentas adequadas para avaliação da função cognitiva na população idosa brasileira. Objetivo: Descrever os dados estratificados em idade e escolaridade do desempenho de idosos em diferentes testes cognitivos baseados em papel. Métodos: Estudo transversal com 667 idosos da comunidade. Informações demográficas foram coletadas. A cognição global foi mensurada pelo Exame Cognitivo de Addenbrooke - Revisado (ACE-R), Mini Exame Cognitivo de Addenbrooke (M-ACE) e pelo Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, teste T e pelo Coeficiente de Correlação de Person. Resultados: A maioria dos idosos era mulher (53,8%), as médias foram 71,3 (±7,7) anos para idade e 3,6 (±3,5) anos para escolaridade. O melhor desempenho cognitivo global e nos domínios foram nos idosos com maior nível educacional. Cada ano de escolaridade esteve associado com o melhor desempenho em até 10% nos escores de M-ACE e MEEM e até 11% nos escores de ACE-R. Os valores das médias dos escores variaram entre faixas etárias, sendo que o grupo 60-69 anos apresentou melhor desempenho. A matriz de correlação entre os testes cognitivos mostrou que as correlações próximas à perfeição (r=1) aconteceram frequentemente no subgrupo mais escolarizado. Conclusão: Idosos mais jovens e com maior escolaridade apresentaram melhores escores cognitivos. Esse estudo oferece uma descrição dos dados dos testes cognitivos considerando faixa etária e escolaridade. Na prática, é consistente que a escolha dos testes para o rastreio cognitivo considere as características da população idosa. (AU)

Processo FAPESP: 14/23898-5 - Aplicabilidade do mini Exame Cognitivo de Addenbrooke (M-ACE) em idosos brasileiro de baixa escolaridade e estratégias de enfrentamento de cuidadores brasileiros e não brasileiros
Beneficiário:Allan Gustavo Bregola
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Processo FAPESP: 13/26798-9 - Perfil cognitivo, fragilidade, sintomas depressivos e sobrecarga de idosos cuidadores em comunidades rurais
Beneficiário:Allan Gustavo Bregola
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 17/04129-9 - Apoio social, cuidado e cognição em estudo com idosos cuidadores
Beneficiário:Sofia Cristina Iost Pavarini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular