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Texto completo | |
Autor(es): |
Oliveira, Eduardo Romero
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Artigo Científico |
Fonte: | História, Ciências, Saúde : Manguinhos; v. 25, n. 3 JUL-SEP 2018. |
Citações Web of Science: | 0 |
Resumo | |
Resumo O artigo analisa como a engenharia ferroviária articulou-se com a produção de fotografias no Brasil em meados do século XIX. A hipótese é a de que as exigências crescentes na execução de obras e o novo conhecimento cartográfico demandaram mais registros visuais, o que foi suprido e potencializado com o surgimento das técnicas fotográficas. Levantaram-se informações sobre registros fotográficos das estradas de ferro produzidos no Brasil após a década de 1850, a fim de analisar as características dessas imagens. A análise foi aprofundada numa série de fotografias de Marc Ferrez, por ter o maior volume de vistas ferroviárias atualmente acessível, o que possibilitou o reconhecimento de padrões nessas imagens a ponto de identificá-las como “registro fotográfico de obra”. (AU) | |
Processo FAPESP: | 16/15921-2 - Memória Ferroviária - Perspectivas Interdisciplinares de Registro e Ativação do Patrimônio Industrial |
Beneficiário: | Eduardo Romero de Oliveira |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |