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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ensinar e pesquisar indicadores de qualidade: uma parceria com estudantes do ensino fundamental

Texto completo
Autor(es):
Sandra Lúcia Ferreira [1] ; Margaréte May Berkenbrock-Rosito [2] ; Julio Gomes Almeida [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Cidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Cidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade Cidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 101, p. 1240-1261, 2018-12-00.
Resumo

Resumo A discussão sobre a qualidade da educação oferecida pelo sistema público tem sido objeto de preocupação traduzida em políticas públicas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que prevê um padrão de qualidade definido pelos próprios educadores. Tal sistema recebe críticas de autores por seus propósitos meramente reguladores. Este estudo amplia essa discussão, investigando o que pensam estudantes sobre Educação Escolar de Qualidade. Os objetivos são identificar o que os alunos concluintes do Ensino Fundamental entendem por educação de qualidade, investigar quais são os conceitos de qualidade da educação que aparecem com maior frequência nos discursos das escolas e discutir a noção de educação de qualidade na visão dos alunos. A metodologia articula estudos de natureza documental e trabalho de campo – aplicação de questionário e de grupo focal em estudantes. Para o tratamento dos dados, recorreu-se às análises de conteúdo utilizando-se os software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segment de Texte (ALCEST) e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Participaram da pesquisa 227 estudantes de quatro escolas públicas – duas da rede estadual e duas da rede municipal – e o programa de mestrado em educação de uma universidade privada da zona leste da cidade de São Paulo. Os resultados destacam o resgate de respeito e confiança entre alunos e educadores, a realização de atividades em que se sintam valorizados no espaço escolar, a participação da dinâmica da escola e da boa interação entre alunos e demais sujeitos da escola, além da demanda pela formação do educador-pesquisador para a promoção da escuta dos estudantes. (AU)

Processo FAPESP: 15/11305-2 - Autoavaliação institucional: a percepção de alunos sobre educação de qualidade
Beneficiário:Julio Gomes Almeida
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público