Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Modelando a Propensão ao Risco a partir de Diferentes Instrumentos de Medida

Texto completo
Autor(es):
Anna Beatriz Carnielli Howat-Rodrigues [1] ; Rosana Suemi Tokumaru [2] ; Patrícia Izar [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil
[2] Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 28, 2018-12-17.
Resumo

Resumo Este estudo teve por objetivo avaliar evidências de validade dos instrumentos/métodos com base em critérios externos, contrastando os grupos pelo sexo nas três diferentes medidas de propensão ao risco: Escala de Propensão ao Risco Específico (EPRE-DE), jogo de dirigir um carro e jogo de cartas. Objetivou-se também construir um modelo de propensão ao risco a partir da análise das relações entre os três instrumentos/métodos. Os 211 participantes (121 mulheres; M = 21.60 anos; DP = 2.19; e 91 homens; M = 21.46 anos; DP = 2.0) responderam à pesquisa em uma única sessão experimental com média de duração de 30 minutos. Individualmente, os instrumentos apresentaram validade de critério para grupos contrastantes. Não houve correlações significativas entre os diferentes instrumentos no modelo de propensão ao risco. Concluímos que os dados foram modelados em uma estrutura de três fatores indicando a multidimensionalidade do construto propensão ao risco. (AU)

Processo FAPESP: 11/50645-2 - Propensao ao risco diante de contextos de imprevisibilidade:uma analise do comportamento humano pela abordagem evolucionista.
Beneficiário:Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado