Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Movimentação dentária experimental em murinos: período de observação e plano dos cortes microscópicos

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Cuzzuol Fracalossi [1] ; Milton Santamaria Jr [2] ; Maria Fernanda Martins-Ortiz Consolaro ; Alberto Consolaro [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina
[2] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina
[4] USP. FOB
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial; v. 14, n. 1, p. 143-157, 2009-02-00.
Resumo

OBJETIVO: este trabalho tem por finalidade explicitar aspectos microscópicos relevantes da movimentação dentária induzida em murinos quanto aos: (1) diferentes períodos de observação e (2) planos dos cortes microscópicos transversais e longitudinais. Os estudos experimentais sobre a movimentação dentária induzida em murinos variam quanto aos períodos e planos de cortes microscópicos, mesmo os trabalhos que utilizam especificamente o modelo de Heller e Nanda, de 1979. Para contribuir (1) na escolha do melhor design experimental de movimentação dentária induzida em murinos em futuros trabalhos, e (2) no aperfeiçoamento dos critérios de análise por outros pesquisadores, propusemo-nos a publicar este artigo. MÉTODOS: Empregaram-se 50 ratos machos Wistar, com 90 dias de vida, submetidos à movimentação dentária induzida por períodos de 3, 5, 7 e 9 dias. Utilizou-se movimento de inclinação mesial no primeiro molar superior esquerdo, com uma força equivalente a 75cN. A análise microscópica qualitativa avaliou os fenômenos teciduais e celulares decorrentes da movimentação dentária induzida, nos diferentes períodos de observação e entre os cortes microscópicos transversais e longitudinais. RESULTADOS: dos fenômenos observados, as áreas hialinas tiveram expressão máxima no período de 5 dias e as reabsorções radiculares apresentaram-se exuberantes e bem demarcadas no período de 9 dias. Nos dois fenômenos, as raízes mais afetadas foram as distais, especialmente a raiz distovestibular. CONCLUSÃO: mediante o delineamento proposto, pode-se sugerir, para futuros trabalhos nesta linha de pesquisa, períodos de análise de 5 a 9 dias e cortes microscópicos transversais. (AU)

Processo FAPESP: 04/12424-0 - Analise da movimentacao dentaria induzida e reabsorcoes radiculares em dentes normais e sob administracao de bisfosfonatos. estudo compara tivo em cortes longitudinais e transversais.
Beneficiário:Ana Carolina Cuzzuol Fracalossi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado