Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Agroecologia e promoção da saúde no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Elaine de Azevedo [1] ; Maria Cecília Focesi Pelicioni [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Ciências da Saúde - Brasil
[2] Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Ciências da Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Panamericana de Salud Pública = Pan American Journal of Public Health; v. 31, n. 4, p. 290-295, 2012-04-00.
Resumo

OBJETIVO: Pesquisar como os especialistas da promoção de saúde e da agroecologia compreendem os conceitos dessas áreas de diretrizes comuns e como é concebida a relação entre tais conceitos. MÉTODOS: Pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 14 especialistas das duas áreas sobre relações entre sistema agroalimentar e saúde; conceitos de agroecologia e promoção da saúde; relevância da inserção da agroecologia nos cursos de formação de saúde pública e vice-versa. RESULTADOS: Existe pouco diálogo entre os campos de estudo que foram considerados afins, sendo a qualidade do alimento a principal interface entre as áreas. A agroecologia apareceu como um sistema de produção de alimentos saudáveis, mas o estudo mostrou outras relações: agroecologia e empowerment, fomento à autonomia e qualidade de vida e melhores condições socioeconômicas para o agricultor; agroecologia e saúde ambiental; agroecologia e participação social; agroecologia, territorialidade e resgate cultural; agroecologia, alimentos locais e baixo custo produtivo. Já a promoção de saúde foi essencialmente relacionada a práticas voltadas à manutenção de estilos de vida saudável. Os especialistas mostraram-se favoráveis à inserção de conhecimentos da área da saúde pública na agroecologia e vice-versa. CONCLUSÕES: A agroecologia e a promoção da saúde são áreas contributivas e complementares, cuja aproximação pode vir a enriquecer a discussão da saúde rural e a concepção das políticas públicas que se debruçam sobre essa temática, estimulando intervenções e práticas intersetoriais. (AU)

Processo FAPESP: 09/54418-0 - Os campos de estudo da Agroecologia e da promoção de saúde
Beneficiário:Elaine de Azevedo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado