Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Medidas automatizadas de psicrômetro de termopar aspirado versus não aspirado

Texto completo
Autor(es):
Antonio Ribeiro da Cunha [1] ; Clovis Alberto Volpe [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Solos e Recursos Ambientais - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Solos e Recursos Ambientais - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Meteorologia; v. 29, n. 2, p. 271-280, 2014-06-00.
Resumo

O termopar ou par termoelétrico é utilizado na obtenção da temperatura do ar com ótima precisão, sensibilidade e com grande vantagem sobre o termômetro de mercúrio ou álcool, pois geram sinais elétricos que podem ser armazenados em sistemas automatizados. No entanto, quando se trata da obtenção da umidade relativa a partir de termopar, o processo se torna mais cauteloso devido a outros fatores envolvidos. Neste estudo, avaliaram-se dois conjuntos psicrômetros de termopar, aspirado e não aspirado, em relação a um conjunto Vaisala, no período de 17 a 31/01/2008 (15 dias). A partir de medidas de temperaturas de bulbos seco e úmido foram obtidas medidas da umidade relativa, e com isso, foi possível compará-las com as medidas obtidas pelo conjunto Vaisala. Os dois tipos de psicrômetros apresentaram precisão e exatidão nas medidas de temperatura do ar, e apenas precisão nas medidas de umidade relativa do ar, sendo que o psicrômetro aspirado foi o mais preciso. Apesar do psicrômetro não aspirado ter apresentado menor precisão nas medidas, ele é mais robusto porque independe do micro-ventilador de 12 VDC, o que faz dele um sensor com menos riscos de medidas inadequadas. Ambos os psicrômetros, aspirado e não aspirado, não medem com exatidão a umidade relativa do ar no período noturno. (AU)

Processo FAPESP: 05/59535-4 - Cafezal adensado e orientado em funcao do movimento aparente do sol: efeitos nos elementos micrometeorologicos, nos balancos de radiacao e de energia e na produtividade.
Beneficiário:Antonio Ribeiro da Cunha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado