Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Influência da aculturação na autopercepção dos idosos quanto à saúde bucal em uma população de origem japonesa

Texto completo
Autor(es):
Daniel Afonso Hiramatsu [1] ; Laércio Joel Franco [2] ; Nilce Emy Tomita [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 22, n. 11, p. 2441-2448, 2006-11-00.
Resumo

O presente estudo busca avaliar a influência da aculturação da população idosa na autopercepção de sua saúde bucal, utilizando metodologia qualitativa. A população-alvo foi composta por quarenta indivíduos divididos em dois grupos principais, o dos pertencentes à primeira geração de imigrantes japoneses e o da segunda geração. Mediante entrevista gravada, foi avaliado o nível de aculturação de cada grupo e sua influência sobre os cuidados tomados com a saúde bucal, a auto-avaliação da condição bucal e o tempo decorrido desde a última visita ao cirurgião-dentista. O processo de aculturação atinge ambos os grupos, porém com maior intensidade o grupo da segunda geração; isso, no entanto, não interfere na autopercepção da saúde bucal desta população. Os principais cuidados tomados com a saúde bucal foram: escovação, uso do fio dental e imersão da prótese em soluções anti-sépticas. Na auto-avaliação da condição bucal, as principais queixas se deram em relação ao uso de próteses; o tempo decorrido desde a última visita ao cirurgião-dentista foi, em média, de 1,4 ano para os não edêntulos e 6,3 anos para os edêntulos. (AU)

Processo FAPESP: 03/05742-3 - Influencia da aculturacao da populacao de origem japonesa no brasil no processo saude - doenca bucal e sistemica: edentulismo e diabetes.
Beneficiário:Daniel Afonso Hiramatsu
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 03/05743-0 - Influencia da aculturacao da populacao de origem japonesa no brasil no processo saude - doenca bucal e sistemica: edentulismo e diabetes.
Beneficiário:Nilce Emy Tomita
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular