Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fatores associados à capacidade funcional de idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família

Texto completo
Autor(es):
Débora de Melo Trize [1] ; Marta Helena Souza de Conti [2] ; Márcia Aparecida Nuevo Gatti [3] ; Natasha Mendonça Quintino [4] ; Sandra Fiorelli Almeida Penteado Simeão [5] ; Alberto de Vitta [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USC - Brasil
[2] USC - Brasil
[3] USC - Brasil
[4] USC - Brasil
[5] USC - Brasil
[6] USC - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Fisioter. Pesqui.; v. 21, n. 4, p. 378-383, 2014-12-00.
Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o nível de capacidade funcional em indivíduos de 60 anos ou mais da Estratégia Saúde da Família "Vila São Paulo", em Bauru, São Paulo, e sua associação com as variáveis sociodemográficas, comportamentais, ergonômicas e de saúde referidas. Realizou-se um estudo transversal com 363 idosos amostrados no local da análise, pela técnica de conglomerado em dois estágios, entrevistados nos domicílios pelo instrumento multidimensional (sóciodemográficos, comportamentais, ergonômicas e de saúde referida); pelo questionário Nórdico e pelas escalas de Katz e Lawton. Análises descritiva, bivariada e multivariada por regressão logística foram utilizadas. Notou-se que 36,9% dos idosos eram dependentes nas atividades de vida diária e 51,0% nas atividades instrumentais de vida diária; a incapacidade funcional para as atividades de vida diária foi associada à faixa etária, aos movimentos repetitivos, ao sedentarismo, ao número de doenças referidas e à dor musculoesquelética, enquanto que anos de estudo, movimentos repetitivos, número de doenças referidas e sedentarismo mostraram associação com a diminuição das atividades instrumentais de vida diária. As características identificadas que se relacionaram à incapacidade para as atividades de vida diária e instrumentais de vida diária sugerem uma complexa rede causal, sendo necessárias ações preventivas especificamente voltadas para certos fatores, propiciando benefícios à qualidade de vida dos idosos. (AU)

Processo FAPESP: 11/18848-0 - Capacidade funcional de idosos e fatores associados
Beneficiário:Débora de Melo Trize
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica