Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comparação de efeitos comportamentais e clínicos da administração intravenosa de amitraz ou romifidina em eqüinos

Texto completo
Autor(es):
M.C. Mendes [1] ; R.G. Reis [2] ; C.A.A. Valadão [3] ; J.A. Marques [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
[2] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
[3] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
[4] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 59, n. 6, p. 1433-1438, 2007-12-00.
Resumo

Compararam-se os efeitos sedativos e clínicos em seis eqüinos tratados com romifidina (60mcg/kg) ou amitraz (0,4mg/kg), pela via intravenosa, durante 120 minutos. A romifidina promoveu ptose da cabeça (PC), reduziu a freqüência respiratória (FR) e o movimento da válvula íleo-cecal (MC) durante 120 minutos, provocou alteração postural (AP) por 90 minutos, induziu ptose palpebral (PP) e sedação (SD) por 60 minutos, diminuiu a motilidade intestinal (MI) e causou ptose labial (PL) durante 45 minutos. O amitraz reduziu a freqüência cardíaca (FR), FR, MI e MC e provocou PC, PP, PL, prolapso peniano (PP) e sedação com alteração postural por 120 minutos. Aos 90 minutos, o amitraz induziu a PC e a PP mais intensamente que a romifidina; o mesmo ocorreu entre 45 e 60 minutos para PL. A romifidina produziu sedação maior aos 10 minutos; para o amitraz, a sedação foi mais intensa entre 90 e 120 minutos. Conclui-se que a romifidina e o amitraz produzem sedação intensa por 60 e 120 minutos, respectivamente. A sedação e as alterações posturais induzidas pelo amitraz foram de início tardio, porém tiveram maior duração. (AU)

Processo FAPESP: 02/13569-7 - Avaliacao dos efeitos do amitraz e da romifidina, injetados por via intravenosa, sobre a atividade locomotora espontanea, em equinos.
Beneficiário:Marina Ceccato Mendes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica