Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diversidade de Blastocladiomycota e Chytridiomycota do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia, SP, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Henrique Jerônimo [1] ; Ana Lucia de Jesus [2] ; Agostina Virginia Marano [3] ; Timothy Yong James [4] ; José Ivanildo de Souza [5] ; Sarah Cristina Oliveira Rocha [6] ; Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
[2] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
[3] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
[4] University of Michigan Ann Arbor. Department of Ecology and Evolutionary Biology - Estados Unidos
[5] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
[6] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
[7] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Hoehnea; v. 42, n. 1, p. 135-163, 2015-03-00.
Resumo

Foram analisadas a riqueza e a diversidade de Blastocladiomycota e Chytridiomycota de 120 amostras coletadas no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC). Destas amostras foram realizados 256 isolamentos, 112 da água e 144 do solo, com a identificação de 34 táxons, todos primeiras citações para o PEIC. Chytriomyces lucidus Karling é citado pela primeira vez para o Brasil e Entophlycis lobata Willoughby & Townley e Phlyctochytrium mucronatum Canter para o Estado de São Paulo. Os valores dos índices de diversidade de Shannon (H’), dominância de Simpson (D) e equitatividade (E), bem como o índice de similaridade de Sørensen (61,2%), indicaram uma micota diversa, com poucos táxons dominantes, a maioria presente tanto nas amostras de água como nas de solo. Aproximadamente 24% do total de táxons identificados cresceram em meio de cultura e foram caracterizados com base nos dados morfológicos e moleculares (regiões 18S, ITS e 28S do rDNA), com as sequências gênicas disponibilizadas no GenBank. (AU)

Processo FAPESP: 12/50222-7 - Diversidade de blastocladiomycota,chytridiomycota,hyphochytriomycota e oomycota do parque estadual da ilha do cardoso (peic),cananeia, sao paulo,brasil.
Beneficiário:Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular