Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo clínico comparativo da qualidade de imagem de três sistemas radiográficos digitais, filme E-speed e filme digitalizado

Texto completo
Autor(es):
Frab Norberto BÓSCOLO [1] ; Ana Emília Figueiredo de OLIVEIRA [2] ; Solange Maria de ALMEIDA [3] ; Claudia Fátima Silva HAITER [4] ; Francisco HAITER NETO [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Departamento de Diagnóstico Oral
[2] Universidade de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Departamento de Diagnóstico Oral
[3] Universidade de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Departamento de Diagnóstico Oral
[4] Universidade de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Departamento de Diagnóstico Oral
[5] Universidade de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Departamento de Diagnóstico Oral
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Odontológica Brasileira; v. 15, n. 4, p. 327-333, 2001-12-00.
Resumo

O objetivo neste estudo foi avaliar subjetivamente a qualidade de imagem de dois sistemas digitais CCD, de um sistema digital de armazenamento de fósforo, do filme digitalizado e do filme E-speed. Cinco foram os objetos de análise, que foram radiografados com 50, 60 e 70 kVp e tempos de exposição de 0,08; 0,13; 0,2; 0,4 e 0,8 s. Visando uma maior fidelidade dos resultados foram efetuadas medidas no aparelho de raios X empregado, para avaliar a relação entre tempo de exposição versus dose, tendo este apresentado uma boa reprodutibilidade nas respostas. Seis foram os avaliadores que analisaram 375 imagens utilizando uma escala de classificação de 0 a 4. Os resultados mostraram diferentes respostas entre os sistemas em análise, apontando o sistema de armazenamento de fósforo como o de melhor desempenho dentre os vários grupos de exposição empregados. Foi possível concluir que todos os sistemas estudados, excetuando o Sens-A-Ray, possuem condições de oferecer imagens em condições ideais de diagnóstico, desde que respeitadas suas latitudes. (AU)

Processo FAPESP: 97/13197-2 - Avaliacao da imagem digital direta e indireta na analise da parte ossea alveolar comparada as tecnicas radiograficas convencionais paralelismo e interproximal - e - tomografia linear.
Beneficiário:Frab Norberto Bóscolo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular