Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Detecção por PCR de quatro periodontopatógenos de pacientes com doença periodontal e de indivíduos sadios

Texto completo
Autor(es):
Mario Julio Avila-Campos [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Biomédicas. Departamento de Microbiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Microbiology; v. 34, n. 1, p. 81-84, 2003-04-00.
Resumo

Em nosso estudo quatro periodontopatógenos foram isolados e identificados de placas subgengivais de 50 pacientes com doença periodontal e de 50 indivíduos sadios. As placas subgengivais foram coletadas com pontas de papel e transportadas em VMGA III. Foram realizadas diluições seriadas das amostras clínicas (1:10), e os DNA foram obtidos por fervura. Iniciadores específicos para cada bactéria foram usados no PCR. As amplificações mostraram-se sensíveis na identificação de A. actinomycetemcomitans, B. forsythus, P. gingivalis e F. nucleatum. As reações de PCR produziram bandas específicas para cada espécie e podem ser usadas na identificação desses organismos periodontais diretamente das amostras clínicas. Os valores de odds ratio para a detecção de A. actinomycetemcomitans e B. forsythus foram significativamente associados com a doença periodontal mostrando altos valores de OR para B. forsythus (2,97, 95% CI 1,88 - 4,70). Esses resultados sugerem uma forte associação entre os organismos estudados e a lesão periodontal. (AU)

Processo FAPESP: 98/15572-8 - Detecção de patógenos periodontais em espécimes de placa subgengival através da reação em cadeia da polimerase (PCR)
Beneficiário:Mario Júlio Ávila-Campos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular