Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Temperatura sub-zero possibilita o armazenamento de sementes de Caesalpinia echinata Lam

Texto completo
Autor(es):
Juliana Iura de Oliveira Mello [1] ; Rita de Cássia Leone Figueiredo-Ribeiro [2] ; Claudio José Barbedo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica de Plantas - Brasil
[2] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica de Plantas - Brasil
[3] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Sementes - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: JOURNAL OF SEED SCIENCE; v. 35, n. 4, p. 519-523, 2013-00-00.
Resumo

Sementes de pau-brasil geralmente têm sua germinação rapidamente reduzida quando armazenadas em condições naturais. As temperaturas baixas, principalmente inferiores a 0 ºC, podem estender essa viabilidade por até dois anos. No entanto, não há informações sobre a germinação de sementes dessa espécie, quando submetidas a períodos mais longos de armazenamento, visando à formação de banco de germoplasma. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade de sementes de pau-brasil durante o armazenamento por cinco anos em câmaras com temperaturas de 2, 8 ou -18 °C. Antes do armazenamento, as sementes foram submetidas a secagem artificial (50 °C) até atingirem 10% de água. A germinação e o desenvolvimento de plântulas a partir de sementes mantidas em ambiente com temperaturas inferiores a 0 ºC não foram diferentes dos demais tratamentos, durante o primeiro ano de armazenagem. No entanto, após dois anos, as armazenadas a -18 °C mantiveram porcentagem de germinação superior às conservadas nas demais temperaturas. Sementes armazenadas por cinco anos a -18 °C apresentaram valores elevados de germinação, com elevada porcentagem de desenvolvimento das plântulas, porém com indícios de início de deterioração. O armazenamento em temperaturas inferiores a 0 ºC pode ser uma ferramenta importante para manutenção de bancos de sementes de Caesalpinia echinata, contribuindo para a conservação da biodiversidade vegetal. (AU)

Processo FAPESP: 05/04139-7 - Carboidratos de plantas tropicais como moduladores de processos ecofisiológicos e indicadores de respostas a estresses ambientais
Beneficiário:Marcia Regina Braga
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático