Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Dose de exposição radiométrica de granitos do estado de Rondônia, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Daniel Marcos Bonotto [1] ; Washington Barbosa Leite Júnior [2] ; Bruno Leonelo Payolla [3] ; Jorge da Silva Bettencourt [4] ; Ene Glória da Silveira [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Brasil
[2] Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Brasil
[3] Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. - Brasil
[4] USP. Instituto de Geociências - Brasil
[5] Fundação Universidade Federal de Rondônia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Geofísica; v. 27, n. 3, p. 333-348, 2009-09-00.
Resumo

Este trabalho avaliou a concentração dos radioelementos K, eU e eTh em amostras de granitos do Estado de Rondônia, Brasil. A análise estatística dos dados obtidos indicou que eles seguem distribuições lognormais. Os valores modais encontrados correspondem a cerca de 11% para K, 29 ppm para eU e 85 ppm para eTh. Correlações diretas significativas foram determinadas entre as concentrações dos três radioelementos, isto é, r = 0,71 (entre K e eU), r = 0,72 (entre K e eTh)e r = 0,72 (entre eU e eTh), sugerindo que são congruentes os processos de seu acúmulo nos minerais das rochas analisadas. Os dados de concentração permitiram estimar a taxa de dose absorvida de radiação no ar acima de 1 m do nível do terreno, a qual também segue uma distribuição lognormal, com valor modal de 2,7 mSv/ano, que é ligeiramente superior à média global de 2,4 mSv/ano. Os resultados obtidos também permitiram avaliar, do ponto de vista radiométrico, se os granitos analisados são adequados para emprego como revestimento em construção civil. (AU)

Processo FAPESP: 00/08033-5 - Estudos isotopicos em granitos estaniferos e rochas associadas do embasamento mesoproterozoico da provincia estanifera de rondonia.
Beneficiário:Jorge Silva Bettencourt
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular