Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Crescimento de plantas jovens de limeira ácida 'Tahiti' sob lâminas de irrigação

Texto completo
Autor(es):
José Alves Júnior [1] ; Cláudio R. da Silva [2] ; Rafael V. Ribeiro [3] ; Tonny J. A. da Silva [4] ; Marcos V. Folegatti [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. ESALQ. Departamento de Engenharia Rural
[2] USP. ESALQ. Departamento de Engenharia Rural
[3] Instituto Agronômico. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica
[4] Instituto Agronômico. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica
[5] USP. ESALQ. Departamento de Engenharia Rural
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 25, n. 1, p. 170-178, 2005-04-00.
Resumo

Este estudo avaliou o efeito de lâminas de irrigação no crescimento vegetativo de limeira ácida 'Tahiti' (Citrus latifolia Tan) sob condições de campo. Os tratamentos consistiram de irrigações por gotejamento baseadas em 100% (T3) e 50% (T2) da evapotranspiração da cultura medida em lisímetro de pesagem e o tratamento sem irrigação (T1). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com dez repetições. Mediram-se o diâmetro do caule e a altura das plantas mensalmente, ao passo que a área foliar, o volume e a projeção de copa foram determinados após 14 meses do início dos tratamentos. Medidas de assimilação de CO2, condutância estomática e potencial da água na folha foram realizadas para verificar o estado fisiológico das plantas em virtude dos tratamentos. Plantas irrigadas submetidas ao T3 apresentaram os maiores valores de área foliar, diâmetro de caule, altura de planta e projeção de copa. Valores intermediários dessas variáveis foram observados em T2, quando comparado ao T3 e ao T1. O menor desenvolvimento das plantas não irrigadas (T1) foi possivelmente causado pelos menores valores de condutância estomática e assimilação de CO2. (AU)

Processo FAPESP: 03/08509-8 - Manejo da irrigação na cultura do citrus (Citrus latifolia Tan.)
Beneficiário:José Alves Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto