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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso

Texto completo
Autor(es):
Camila Mayumi Abe [1] ; Andreza Carolina Bretanha [2] ; Amanda Bozza [3] ; Gyovanna Junya Klinke Ferraro [4] ; Simone Aparecida Lopes-Herrera [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Fonoaudiologia - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Curso de Fonoaudiologia - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Curso de Fonoaudiologia - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Curso de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 25, n. 1, p. 76-83, 2013-00-00.
Resumo

O objetivo do estudo foi verificar as habilidades comunicativas verbais utilizadas por crianças com desenvolvimento típico de linguagem de 6 a 8 anos de idade. Participaram deste estudo 10 crianças de ambos os gêneros na faixa etária de 6 a 8 anos, sem alterações de linguagem. Foi gravada uma amostra de interação de cada criança com um adulto (pai e/ou mãe) em vídeo com 30 minutos de duração. As gravações foram transcritas na íntegra e analisadas pela pesquisadora e por outra fonoaudióloga treinada para o cálculo de fidedignidade e posteriormente analisadas por um protocolo de análise de habilidades comunicativas verbais com categorias que incluíam habilidades dialógicas, de regulação, narrativo-discursivas e não interativas. Em seguida, a frequência de utilização de cada categoria de habilidade comunicativa verbal foi analisada (cálculo de porcentagem) por cada participante. Todas as crianças utilizaram maior número de habilidades dialógicas e de regulação, seguidas das habilidades narrativo-discursivas e não interativas, mostrando que crianças na faixa etária estudada estão preocupadas em dar sequência ao diálogo, o que demonstra o caráter mais dialógico da interação de crianças com desenvolvimento típico, quando expostas a situações de interação espontânea com um adulto familiar. (AU)

Processo FAPESP: 09/00682-9 - Habilidades comunicativas verbais em crianças com desenvolvimento típico de linguagem de 6 a 8 anos de idade
Beneficiário:Camila Mayumi Abe
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica