Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Toxoplasma gondii no sêmen de suínos experimentalmente infectados

Texto completo
Autor(es):
Anderson B. Moura ; Alvimar J. Costa ; Sérgio Jordão Filho ; Beatriz B. Paim ; Fernanda R. Pinto ; Daniela C. Di Mauro
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira; v. 27, n. 10, p. 430-434, 2007-10-00.
Resumo

Oito reprodutores suínos foram divididos em três grupos e inoculados com Toxoplasma gondii [GI (n=3) 1.5x10(4) oocistos cepa P; GII (n=3) 1.0x10(6) taquizoítos cepa RH, e GIII (n=2) controle, não inoculados]. Exames clínicos, hematológicos, de parasitemia e sorológicos foram realizados para avaliar a infecção toxoplásmica. Pesquisa do parasito no sêmen, por meio do bioensaio e pela técnica da PCR, e em órgãos do sistema reprodutor (bioensaio e imunohistoquímica) foi realizada. Sangue e sêmen foram colhidos nos dias -2, -1, 1, 3, 5, 7, 9, 11, 14, e semanalmente até o 84º dia pós-infecção (DPI). Nenhuma alteração clínica ou hematimétrica foi observadda nos animais. Parasitemia foi detectada em um animal inoculado com oocistos no 7º DPI e em outro inoculado com taquizoítos (GII) nos 3º e 49º DPI. A sorologia revelou a presença de anticorpos contra T. gondii nos animais inoculados com oocistos ou taquizoítos no 7º DPI com títulos de 1:256 e 1:64, que atingiram picos de 1:4096 nos dias 11 e 9, respectivamente. O bioensaio revelou a presença do parasita em amostras seminais de um animal inoculado com oocistos (GI) nos 3º, 49º e 56º DPI, e de dois animais infectados com taquizoítos (GII), um deles no 5º DPI e os dois ao 49º DPI. Pela PCR, o DNA de T. gondii foi detectado no sêmen dos Suínos 1 e 3 inoculados com taquizoítos e oocistos, respectivamente. A imunohistoquímica revelou T. gondii em órgão do aparelho reprodutor dos Suínos 1 e 2, inoculados com taquizoítos e oocistos, respectivamente. Esses achados sugerem a possibilidade da ocorrência da transmissão venérea do T. gondii em suínos. (AU)

Processo FAPESP: 01/10643-9 - Estudos sobre a transmissao venerea do toxoplasma "gondii" em suinos "sus scrofa".
Beneficiário:Anderson Barbosa de Moura
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 02/02812-8 - Diagnostico de toxoplasma gondii em amostras de semen de suinos e equinos infectados experimentalmente por meio de pcr.
Beneficiário:Daniela Cristina Di Mauro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 02/02813-4 - Estudos sobre a transmissao venerea do toxoplasma gondii em suinos (sus scrofa).
Beneficiário:Sergio Jordao Filho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 02/02814-0 - Estudos sobre a transmissao venerea do toxoplasma gondii em suinos (sus scrofa).
Beneficiário:Fernanda de Rezende Pinto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica