Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise das deformações relativas no estudo da variação morfológica na cápsula genital de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae)

Texto completo
Autor(es):
RANYSE B. QUERINO [1] ; REGINA C.B. DE MORAES [2] ; ROBERTO A. ZUCCHI [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. ESALQ. Depto. Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
[2] USP. ESALQ. Depto. Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
[3] USP. ESALQ. Depto. Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Neotropical Entomology; v. 31, n. 2, p. 217-224, 2002-06-00.
Resumo

A influência dos hospedeiros sobre a morfologia da cápsula genital masculina de Trichogramma pretiosum Riley foi estudada por meio das análises de morfometria geométrica. Foram utilizados espécimes de T. pretiosum obtidos de 10 espécies de hospedeiros da ordem Lepidoptera. Inicialmente, estabeleceram-se os marcos anatômicos e foram obtidas as coordenadas cartesianas (x e y) de cada marco para as cápsulas genitais de todos os espécimes. Os marcos anatômicos transformados em coordenadas cartesianas foram analisados pelo método de superposição ortogonal pelos quadrados mínimos. Obteve-se uma configuração de consenso da cápsula genital para todos os espécimes e, em seguida, determinaram-se as deformações parciais e relativas. Quinze marcos geraram 24 deformações relativas para cada espécime. As ordenações das deformações relativas (alfa = 0), usando os componentes de forma, separaram T. pretiosum em quatro grupos segundo o hospedeiro (1 - Alabama argillacea (Hueb.), Helicoverpa zea (Bod.) e Diatraea saccharalis (Fabr.); 2 - Danaus plexippus erippus (Cramer), Hamadryas feronia (Linn.) e Spodoptera frugiperda (J.E. Smith); 3 - Anticarsia gemmatalis Hueb., Bonagota cranaodes Meirick e Diaphania sp. e 4 - Anagasta kuehniella (Zeller). Os dois primeiros eixos das deformações relativas explicaram 83,0% da variação total da forma dos espécimes. As principais diferenças na forma ocorreram na região anterior da extensão posterior da lâmina dorsal e da cápsula genital. Os resultados obtidos são iniciais e exploratórios, demonstrando que sutis diferenças na forma das cápsulas genitais masculinas de T. pretiosum podem ser detectadas por meio das análises de morfometria geométrica. (AU)

Processo FAPESP: 98/01979-9 - Taxonomia do gênero Trichogramma (Hymenoptera, Trichogrammatidae) na América do Sul
Beneficiário:Ranyse Barbosa Querino da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado