Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito do fosfito na reação de pimentão e pimenteira a Phytophthora capsici

Texto completo
Autor(es):
Fernando Cesar Sala [1] ; Cyro Paulino da Costa [2] ; Márcia de Moraes Echer [3] ; Marise Cagnin Martins [4] ; Sally Ferreira Blat [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. ESALQ. Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia
[2] USP. ESALQ. Depto. de Produção Vegetal - Brasil
[3] UNIOESTE. Centro de Ciências Agrárias - Brasil
[4] USP. ESALQ. Depto. de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
[5] USP. ESALQ. Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 61, n. 5, p. 492-495, 2004-10-00.
Resumo

Fosfito tem sido recomendado para aumentar o sistema de resistência de plantas atacadas por fitopatógenos. Este trabalho avaliou a ação do fosfito nas reações de pimentão e pimenteiras (Capsicum annuum L.) a Phytophthora capsici na fase juvenil até a fase adulta, tratadas com fosfito. Os híbridos de pimentão considerados resistentes a P. capsici foram Reinger, Nathalie e Athenas, enquanto que o híbrido Magali R e as cvs. Myr 10 e Ikeda constituíram as referenciais suscetíveis. As linhagens de pimenta Criollo de Morelos 328, CM 334, BGH 3756, BGH 5122, CNPH 294 e Locorte, foram usadas como padrão referencial de resistência ao patógeno. O fosfito não afetou a reação das linhagens resistentes devido sua homozigosidade genética. Não houve ação protetora do fosfito nos hospedeiros suscetíveis, inclusive no híbrido Athenas. Os híbridos heterozigotos considerados resistentes, como Nathalie e Reinger, tiveram uma sobrevivência equivalente ao CM 328 e 334, mas sua reação de resistência não persistiu na fase de pós-transplante. Possivelmente, o fosfito age através da indução da produção de fitolexinas no hospedeiro indiretamente por meio do patógeno inibido. (AU)

Processo FAPESP: 00/06356-1 - Efeito do fosfito na reação de pimentão e pimentas (Capsicum spp) a Phytophthora capsici
Beneficiário:Fernando Cesar Sala
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica