Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Resistência de união à dentina de resina composta polimerizada com luz halógena e laser de argônio

Texto completo
Autor(es):
Patricia Ramos Lloret [1] ; Kátia Martins Rode [2] ; Míriam Lacalle Turbino [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. School of Dentistry
[2] University of São Paulo. School of Dentistry
[3] University of São Paulo. School of Dentistry. Discipline of Restorative Dentistry
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Oral Research; v. 18, n. 3, p. 271-275, 2004-09-00.
Resumo

O uso do laser de argônio (488 nm) tem sido sugerido como uma nova alternativa para polimerização de materiais adesivos. Este estudo tem o objetivo de avaliar a resistência adesiva de uma resina composta microparticulada (A110, 3M) inserida pela técnica incremental (3 incrementos de 1 mm) e de incremento único (3 mm) polimerizada com laser de argônio por 10, 20 e 30 segundos e com luz halógena por 40 segundos. Oitenta (8 grupos com 10 dentes) dentes bovinos recém-extraídos foram armazenados em geladeira, em água destilada, por uma semana. As coroas foram separadas das raízes. Foi realizada a pulpectomia, e as coroas foram seladas com cera. As faces vestibulares foram desgastadas com seqüência de lixas (120, 400 e 600) para expor a dentina superficial, e os dentes foram incluídos em resina acrílica. Foi utilizada uma mesa metálica para fixar cada espécime com a matriz de polipropileno preta (3 mm de altura com delimitação interna milimetrada) e inserir a resina de acordo com os grupos estudados. Os tempos de polimerização foram de 10, 20 e 30 segundos para a polimerização com laser e de 40 segundos para a polimerização convencional. Os testes de resistência adesiva foram realizados com a máquina universal de ensaios 4442 (Instron) com velocidade de 0,5 mm/min e carga de 500 N. De acordo com a metodologia usada, a técnica incremental aumentou os valores de resistência adesiva. Não houve diferença entre as técnicas de polimerização usadas quando a resina foi inserida em 3 incrementos. (AU)

Processo FAPESP: 99/11408-1 - Polimerizacao de resina composta: laser de argonio x luz halogena.
Beneficiário:Míriam Lacalle Turbino
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 99/08433-4 - Resistencia de uniao a dentina de diferentes espessuras de resina composta: polimerizacao com luz halogena x laser de argonio.
Beneficiário:Patricia Ramos Lloret
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado