Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Neuromarketing e suas implicações para a gestão de operações: um experimento com duas marcas de cerveja

Texto completo
Autor(es):
Jorge Henrique Caldeira de Oliveira [1] ; Janaina de Moura Engracia Giraldi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 26, n. 3 2019-08-29.
Resumo

Resumo A neurofisiologia do comportamento do consumidor e as experiências sensoriais estão crescendo em resultados de pesquisa e importância para as atividades operacionais devido à possibilidade de projetar produtos e processos mais adequados às necessidades dos consumidores. Além disso, há uma grande variedade de aplicações no chão de fábrica, como projetos de segurança, de interação homem-máquina e outras aplicações relacionadas com o processamento cognitivo e seus impactos no comportamento humano. Este artigo discute o impacto de anúncios de marcas reconhecidas na atenção visual seletiva de jovens adultos no consumo de bebidas alcoólicas. A discussão considerou o modelo de processamento cognitivo duplo, no qual efeitos prolongados de exposição a marcas com fortes associações positivas resultariam em maior atenção seletiva e comprometimento com marcas fortes. Foi realizada um experimento com duas marcas de cerveja utilizando um equipamento de rastreamento ocular (eye-tracking) para identificar os padrões de atenção visual. Os resultados mostraram que há diferenças consideráveis em adultos jovens na atenção visual, com maior atenção para marcas fortes. Este estudo pode ajudar a desenvolver campanhas de marketing e produtos mais eficazes, proporcionando aos consumidores uma melhor experiência. Adicionalmente, este estudo permite uma melhor compreensão sobre atenção no ambiente de trabalho e gera importantes reflexões em diversas áreas da produção, como advertências e segurança no trabalho, processos repetitivos, manuseio de equipamentos entre outras aplicações. (AU)

Processo FAPESP: 14/22576-4 - Neurociência cognitiva e o papel do processamento cognitivo duplo, do engajamento emocional e da atenção visual seletiva: um estudo sobre as marcas e o comportamento do consumidor sob o ponto de vista do consumo sustentável
Beneficiário:Jorge Henrique Caldeira de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular