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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

UM PANORAMA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUDESTE BRASILEIRO

Texto completo
Autor(es):
Guilherme Henrique Gomes da Silva [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Alfenas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. Pesqui.; v. 49, n. 173, p. 184-206, 2019-10-17.
Resumo

RESUMO A temática deste artigo relaciona-se ao acesso e à permanência de estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior. O objetivo é fornecer um quadro amplo em relação ao tratamento das políticas de ações afirmativas nas universidades federais da região Sudeste do Brasil. Foi analisado um repertório amplo e variado de documentos oficiais de 19 universidades federais dessa região. Após a análise e organização dos dados, três categorias foram construídas: ingresso, auxílios pós-ingresso e programas pedagógicos de permanência. Os resultados indicam que uma compreensão mais ampla sobre o tratamento das políticas afirmativas é um ponto-chave para que as mesmas atinjam seus objetivos, principalmente no que tange à permanência dos estudantes beneficiados. (AU)

Processo FAPESP: 14/05584-3 - Equidade no acesso ao ensino superior: o papel da Educação Matemática frente às ações afirmativas para grupos sub-representados
Beneficiário:Guilherme Henrique Gomes da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado