Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comunidade de prática de terapia ocupacional em cuidado hospitalar pediátrico: promovendo o capital profissional, social e cultural em contextos desafiadores

Texto completo
Autor(es):
Sandra Maria Galheigo [1] ; Claudia Pellegrini Braga [2] ; Lilian Magalhães [3] ; Elizabeth Anne Kinsella [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional - Brasil
[4] University of Western Ontário. Faculty of Health Sciences. School of Occupational Therapy - Canadá
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY; v. 27, n. 4, p. 776-791, 2019-11-11.
Resumo

Resumo: Introdução A necessidade de abordar a forma como o conhecimento profissional é produzido tem levado estudiosos de terapia ocupacional a defenderem a criação de comunidades de prática (CoP) nas quais os profissionais podem encontrar um ambiente facilitador para engajar-se em processos reflexivos, compartilhar coletivamente seus conhecimentos e desenvolver o conhecimento sobre a prática profissional. CoPs podem resultar no desenvolvimento do capital social através do fortalecimento de suas conexões sociais dos profissionais e aprimorar seu capital cultural, ao favorecer modos de reflexão e troca de conhecimento. Objetivo Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa-ação referente à criação de uma CoP com o objetivo de implementar e examinar suas possibilidades entre terapeutas ocupacionais que trabalham junto a crianças hospitalizadas em um contexto brasileiro. Método Esta pesquisa-ação envolveu nove terapeutas ocupacionais em 10 reuniões presenciais e em interação virtual por meio de uma plataforma de software de aprendizagem virtual. Os encontros da CoP foram gravados, transcritos e codificados. O método hermenêutico-dialético foi utilizado como base para interpretar os resultados. Resultados Foram identificados cinco grandes temas referentes às oportunidades produzidas pela CoP nesse contexto: (i) engajamento dialógico; (ii) oportunidades reflexivas; (iii) sentido de pertencimento; (iv) afirmação da identidade profissional; (v) cultivo do conhecimento da prática profissional. Conclusão O desenvolvimento de uma CoP na terapia ocupacional pode ser uma estratégia proveitosa de cultivar o capital profissional, social e cultural entre os terapeutas ocupacionais que trabalham em contextos desafiadores. (AU)

Processo FAPESP: 11/51766-8 - Community of practice: a methodology to improve occupational therapy practice?
Beneficiário:Sandra Maria Galheigo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 10/19718-0 - Comunidades de prática em terapia ocupacional e a produção de cuidado humanizado e integral da criança e do adolescente
Beneficiário:Sandra Maria Galheigo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular