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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EQUIDADE: REGULAÇÃO E MEDIAÇÃO

Texto completo
Autor(es):
Vanda Mendes Ribeiro [1] ; Alicia Bonamino [2] ; Sergio Martinic [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Cidade de São Paulo - Brasil
[2] Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Brasil
[3] Universidad de Aysén - Chile
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. Pesqui.; v. 50, n. 177, p. 698-717, 2020-10-28.
Resumo

Resumo Este artigo discute o modelo de regulação de duas iniciativas de justiça como equidade na escola. Referências sobre implementação de políticas públicas, ação pública e regulação dos sistemas de ensino geraram categorias a priori. Os dados analisados vieram de entrevistas com dirigentes, gestores e professores. Sua interpretação baseou-se na análise de conteúdo. Conclui-se que as duas iniciativas são regidas por modelos de regulação similares, instituindo vigilância sobre ações e interações dos dirigentes e agentes implementadores, mesclando medidas educativas dos tipos burocrático e pós-burocrático. Esse modelo incorpora instrumentos, técnicas e ferramentas que implicam os atores nos objetivos prescritos, na presença de tensões, denotando capacidade de incidir nas práticas cotidianas. (AU)

Processo FAPESP: 18/11257-6 - Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social
Beneficiário:Vanda Mendes Ribeiro
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular