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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Otimização das rotas logísticas de transporte da soja brasileira: uma aplicação da matriz origem-destino

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Autor(es):
Andréa Leda Ramos de Oliveira [1] ; Monique Filassi [2] ; Bruna Fernanda Ribeiro Lopes [3] ; Karina Braga Marsola [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Laboratório de Logística e Comercialização Agroindustrial (LOGICOM). Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Laboratório de Logística e Comercialização Agroindustrial (LOGICOM). Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Laboratório de Logística e Comercialização Agroindustrial (LOGICOM). Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) - Brasil
[4] Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Laboratório de Logística e Comercialização Agroindustrial (LOGICOM). Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 51, n. 2 2020-12-11.
Resumo

RESUMO: A última fronteira agrícola brasileira conhecida como MATOPIBA, acrônimo de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é uma região que vem se destacando no cenário da agricultura moderna de grande escala e intensiva em capital e tecnologia. No entanto, entraves relacionados ao sistema de transporte, principalmente com relação aos altos custos logísticos, vêm impactando negativamente esse setor. Para otimizar o desempenho dessa cadeia foi desenvolvido um modelo de minimização dos custos de transporte, operacionalizado por programação linear sob a forma de uma matriz origem-destino. A proposta deste trabalho é avaliar se a utilização da Ferrovia Norte-Sul apresenta potencial como nova rota intermodal alternativa para a exportação da soja da região do MATOPIBA, afim de minimizar o custo com transporte e promover a viabilidade de novos portos localizados na região Nordeste do país. Esta configuração também pode contribuir para reduzir a sobrecarga do Porto de Santos (SP). Dois cenários foram propostos com base na safra 2016/17, onde o primeiro cenário (A) foi composto apenas por rotas rodoviárias, enquanto o segundo (B), além dessas rotas foram incorporadas as rotas intermodais rodoferroviária e rodohidroviária. Como resultado, o custo total de transporte teve uma redução de 30% no cenário B, e cerca da metade de toda a carga foi escoada pela nova rota intermodal rodoferroviária com destino ao Porto de Itaqui na região Nordeste. Esta configuração promove uma logística de distribuição mais sustentável para a soja, com uso mais racional dos modais de transporte e a descentralização dos investimentos para outras regiões. (AU)

Processo FAPESP: 18/19571-1 - Uma plataforma inteligente para previsão de preços de fretes agrícolas usando técnicas de mineração de dados
Beneficiário:Andréa Leda Ramos de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular