Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Patogenicidade in vitro de Monacrosporium robustum a Rotylenchulus reniformis

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Roberto de Almeida Bernardo [1] ; Jaime Maia dos Santos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de São Paulo. FCAV. Departamento de Fitossanidade
[2] Universidade Estadual de São Paulo. FCAV. Departamento de Fitossanidade
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 34, n. 4, p. 1239-1241, 2004-08-00.
Resumo

O nematóide reniforme (Rotylenchulus reniformis) é um importante patógeno de importantes culturas brasileiras, tais como soja, algodão, feijão, caupi, maracujazeiro, mamoeiro, tomate e alface, entre outras. Dentre os fungos nematófagos com potencial de utilização comercial como agentes do controle biológico de nematóides, destacam-se espécies do gênero Monacrosporium. No presente estudo, avaliou-se, in vitro, a capacidade predatória e de parasitismo de Monacrosporium robustum ao nematóide reniforme. Em períodos de 24, 48 e 72 horas após, constatou-se que a percentagem de predação do nematóide pelo fungo foi de, respectivamente, 81,3, 99,9 e 100. (AU)

Processo FAPESP: 01/00553-2 - Eficácia comparativa do controle biológico de Rotylenchulus reniformis (Linford & Oliveira, 1940) em algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) com quatro fungos nematófagos
Beneficiário:Jaime Maia dos Santos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular