Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Taxas de continuação com o sistema intrauterino de liberação de levonorgestrel de 52mg de acordo com o motivo principal de seu uso

Texto completo
Autor(es):
Laura Miranda [1] ; Maria Helena de Sousa [2] ; Anibal Faundes [3] ; Cássia Juliato [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Faculdade de Medicina de Jundiaí - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[4] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; v. 43, n. 4, p. 291-296, 2021-06-18.
Resumo

Resumo Objetivo Avaliar a taxa de continuação até 5 anos de uso do sistema intrauterino liberador de 52-mg levonorgestrel por dia (SIU LNG) -IUS) é diferente entre mulheres que o usam exclusivamente como anticoncepcional que entre as que usam exclusivamente por razões médicas. Métodos Estudo retrospectivo realizado em uma clínica de Planejamento Familiar 5.034 usuárias de SIU LNG, 4.287 que optaram pelo método apenas como anticoncepcional e 747 que o usavamsomente por razoesmédicas. A taxa de continuação de um até cinco ano foi calculada por meio de análise de tabela de vida Resultados No início a taxa de continuação foi significativamente maior no grupo da anticoncepção: 85,8 versus 83,4 e 77,4 versus 76,0 por 100 anos-mulher no 1° e 2° ano de uso, respectivamente. Houve mais descontinuações por sangrado-manchado no grupo de razões médicas nos dos primeiros anos. A taxa de continuação não foi significativamente diferente desde o terceiro até o quinto ano de uso. Nenhuma mulher de ambos os grupos descontinuou por amenorreia. Conclusão A taxa de continuação foi significativamente maior no grupo de anticoncepção durante os dos primeiros anos de uso. Amenorreia não foi motivo de descontinuação em ambos os grupos, sugerindo que a orientação a esse respeito foi adequada. Entretanto, a orientação referente ao longo período de sangramentos irregulares nos dois primeiros anos após a inserção, precisaria ser melhorado. (AU)

Processo FAPESP: 15/20504-9 - Manifestações clínicas de usuárias de contraceptivos de somente progestogênios
Beneficiário:Luis Guillermo Bahamondes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático