Avaliação de Automonitoria em Pré-Escolares com Di... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação de Automonitoria em Pré-Escolares com Diferentes Repertórios Sociais

Texto completo
Autor(es):
Talita Pereira Dias [1] ; Zilda Aparecida Pereira Del Prette [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 32, 2022-07-01.
Resumo

Resumo Dificuldades em automonitoria estão potencialmente relacionadas a problemas de comportamento e déficits em habilidades sociais. Esclarecer essas relações, pouco investigadas na primeira infância, pode trazer contribuições teóricas e práticas para o desenvolvimento infantil. Este estudo teve como objetivo caracterizar indicadores de automonitoria (autodescrição, descrição e escolha de consequências) em pré-escolares com diferentes repertórios de habilidades sociais e comportamentos-problema. 53 pré-escolares (5-6 anos), de ambos os sexos e de escolas públicas foram avaliados por seus pais e professores em habilidades sociais e comportamentos-problema e completaram tarefas do Recurso Ilustrativo de Automonitoria. Os resultados indicaram: (a) melhores escores para crianças com habilidades sociais em todos indicadores de automonitoria; (b) correlações positivas dos indicadores com habilidades sociais e negativas com comportamentos-problema internalizantes. Discute-se a possível influência do desenvolvimento cognitivo e verbal sobre os resultados, a utilidade do recurso ilustrativo para identificar contingências em vigor e a importância de promover automonitoria na primeira infância. (AU)

Processo FAPESP: 10/03991-0 - Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema.
Beneficiário:Talita Pereira Dias
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado