Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Teste de Criatividade Figural: Investigação Inicial para Uso em Adolescentes e Adultos

Texto completo
Autor(es):
Tatiana de Cassia Nakano [1] ; Laís Rovina Batagin [2] ; Luana Hillary Fusaro [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil
[2] Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil
[3] Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 32, 2022-11-14.
Resumo

Resumo Buscando investigar as qualidades psicométricas do Teste de Criatividade Figural Infantil para uso em adolescentes e adultos, o presente estudo apresenta os resultados da análise fatorial, precisão e influência das variáveis gênero e nível de escolaridade nos resultados. A amostra foi composta por 309 participantes (M = 33,35 anos; DP = 22,04), 166 do sexo feminino e diferentes níveis de escolaridade. A análise fatorial exploratória indicou a existência de quatro fatores: elaboração (F1), aspectos externos (F2), aspectos cognitivos (F3) e aspectos emocionais (F4). A precisão do instrumento foi ω= 0,776. Diferenças foram encontradas no F1 e na pontuação total, a favor do sexo feminino; e em todos os fatores e na criatividade total, a favor do grupo com maior nível de escolaridade. Estudos voltados à investigação de outras qualidades psicométricas são recomendados antes do uso do instrumento em participantes com maior idade do que a contemplada na versão infantil do teste. (AU)

Processo FAPESP: 21/06366-3 - Teste de criatividade figural: busca por evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas do tipo convergente
Beneficiário:Laís Rovina Batagin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica