Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Situações relacionadas ao uso indevido de drogas nas escolas públicas da cidade de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Gonçalves Moreira [1] ; Dartiu Xavier da Silveira [2] ; Sérgio Baxter Andreoli [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes - Brasil
[3] Universidade Católica de Santos. Programa de Mestrado em Saúde Coletiva - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 40, n. 5, p. 810-817, 2006-10-00.
Resumo

OBJETIVO: Investigar situações, atitudes e comportamentos dos coordenadores pedagógicos das escolas municipais de ensino fundamental relacionados ao uso indevido de substâncias psicoativas. MÉTODOS: Estudo realizado na cidade de São Paulo, em 2002. As informações foram colhidas por meio de entrevista semi-estruturada, com oito informantes-chave locados em setor administrativo e com experiência de coordenação pedagógica. Foi realizada a análise qualitativa de conteúdo, com o referencial etnográfico. RESULTADOS: A idéia da transmissão de conhecimentos como base da prevenção permeia a maioria dos discursos, entretanto, os coordenadores relataram sentirem-se mal informados. As atitudes mais freqüentes frente ao usuário de drogas são de impotência e paralisia e algumas vezes, repressora. Elas são motivadas pelo desconhecimento e medo devido à associação entre usuário e marginalidade. Nas situações indiretamente associadas ao abuso de drogas (problemas familiares e de comportamento) foram relatadas atitudes mais compreensivas e inclusivas, compatível com práticas do paradigma da redução de danos. CONCLUSÕES: Uma capacitação teórica dos educadores para uma prática preventiva teria a função de ratificar aquela desenvolvida a partir da sua vivência na escola com as situações (in)diretamente associadas ao abuso de drogas. Conseqüentemente, os tornaria mais seguros nas suas intervenções de redução de danos ou risco com os usuários. (AU)

Processo FAPESP: 02/01652-7 - Prevencao do uso indevido de drogas: avaliacao de conhecimentos e atitudes dos coordenadores pedagogicos das escolas publicas de ensino fundamental da cidade de sao paulo.
Beneficiário:Sérgio Baxter Andreoli
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular