Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Potencial da capacidade de retenção de um reservatório Neotropical (Estado de São Paulo, Brasil)

Texto completo
Autor(es):
Flavia Bottino [1] ; Simone Pereira Casali [2] ; Marcela Bianchessi Cunha-Santino [3] ; Maria do Carmo Calijuri [4] ; Irineu Bianchini Júnior [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Hidrobiologia - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Hidráulica e Saneamento - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Hidrobiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Limnol. Bras.; v. 35, 2023-03-20.
Resumo

Resumo: Objetivo Os reservatórios artificiais desencadeiam várias mudanças em seus rios a jusante que dependem das características hidráulicas dos reservatórios. No entanto, seus múltiplos usos também podem fornecer recursos que influenciam os serviços ecossistêmicos que eles fornecem. Este estudo abordou a capacidade potencial de um reservatório Neotropical em capturar espécies químicas, com o objetivo de avaliar o papel desses ecossistemas na mitigação da poluição. Métodos A modelagem da capacidade de retenção foi examinada para um pequeno reservatório subtropical com alto tempo de retenção hidráulica (> 100 dias). As variações temporais de 9 variáveis físicas e químicas da água ao longo de um período de cinco anos foram usados para calcular o balanço de massa e determinar a capacidade retentiva (parâmetro alfa) do reservatório Itupararanga (estado de São Paulo, Brasil). Para explicar o balanço de massa de longo prazo dessas variáveis, foi assumido que o reservatório seja um sistema completamente misturado com uma entrada em degrau. Resultados Os maiores valores de assimilação (i.e., alta capacidade de retenção) ocorreram nos meses úmidos (até 500 mm) para todas as variáveis. Altos coeficientes de reação (k) e baixa descarga hidráulica sugerem que os processos de sumidouro prevalecem sobre os de exportação, principalmente para fósforo total. O padrão de precipitação mostrou menor importância para o aprisionamento dos elementos. Conclusões Nos Neotrópicos, as características hidráulicas do ecossistema (e.g., baixa relação área: volume) são uma ferramenta para o gerenciamento da poluição em reservatórios artificiais. (AU)

Processo FAPESP: 08/55636-9 - Contribuição ao conhecimento do ciclo do carbono no reservatório de Itupararanga como subsídio para a sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba (SP)
Beneficiário:Maria do Carmo Calijuri
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático