Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Técnica, cultura e museu: o monjolo entre a arqueologia do café e a civilização caipira

Texto completo
Autor(es):
Francisco de Carvalho Dias de Andrade [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Museu Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: História; v. 43, 2024-01-19.
Resumo

RESUMO O artigo busca reconstituir a construção do monjolo, maquinismo de origem oriental trazido ao Brasil durante o período colonial como signo da identidade cultural de São Paulo por artistas e literatos entre o fim do séc. XIX e o início do séc. XX e a sua posterior incorporação pelo discurso historiográfico e museológico. O artigo focaliza, em especial, nos modos como tais artefatos foram agenciados nos museus da cidade de São Paulo por entender que a musealização constituiu momentos decisivos desse percurso. São abordados os casos dos acervos e exposições do Museu Paulista, da Casa do Bandeirante e das exposições comemorativas do IV centenário da cidade de São Paulo. (AU)

Processo FAPESP: 19/01651-1 - A pedra como monumento: A coleção de cantaria do Museu Paulista como topografia épica do passado colonial
Beneficiário:Francisco de Carvalho Dias de Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado