Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Descrição morfológica de larvas e ninfas de Amblyomma brasiliense Aragão, 1908 (Acari: Ixodidae)

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Seron Sanches [1] ; Gervásio Henrique Bechara [2] ; Maria I. Camargo-Mathias [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Biologia
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Patologia Veterinária
[3] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Biologia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária; v. 18, n. 3, p. 15-21, 2009-09-00.
Resumo

Os estágios imaturos dos carrapatos Neotropicais são pouco conhecidos e, em muitos casos, não estão descritos. Este trabalho apresenta uma descrição morfológica das larvas (F1) e redescrição das ninfas (F1) do carrapato Amblyomma brasiliense, relatado como um dos ixodídeos mais agressivos ao homem no Brasil. Para este fim, carrapatos imaturos de uma colônia iniciada com espécimes adultos do Parque Estadual de Intervales, São Paulo, Brasil foram analisados sob microscopia eletrônica de varredura, microscopia de luz e lupa estereoscópica. Observou-se que larvas têm a base do capítulo retangular, palpos curtos e idiossoma arredondado, coxa I com dois espinhos, sendo o externo mais longo que o interno e coxas II e III com um espinho. Ninfas têm a base do capítulo retangular com córnua pontiaguda, idiossoma oval, coxa I com dois espinhos evidentes, sendo o externo mais longo que o interno, coxas II e III com um espinho curto em cada uma e coxa IV com um espinho muito pequeno, presença de tubérculos quitinosos na superfície interna da borda posterior do idiosoma. Estas características, associadas à quetotaxia e porotaxia, poderão tornar possível a identificação dos estágios imaturos de carrapatos do gênero Amblyomma. (AU)

Processo FAPESP: 07/59020-0 - Estudo da morfo-histologia externa e interna (sistemas: salivar, produtivo e digestório) de três espécies de carrapatos de importância médica veterinária (Acari - Ixodidae)
Beneficiário:Maria Izabel Souza Camargo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 07/52046-3 - Caracterização da morfologia externa e interna do carrapato Amblyomma brasiliense Aragão, 1908 (acari:ixodidae)
Beneficiário:Gustavo Seron Sanches
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado