Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Circuitos da propaganda oficiosa: Amaral Netto comemora os 150 anos da Independência (1972)

Texto completo
Autor(es):
Fernando Seliprandy [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do Paraná - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estud. hist. (Rio J.); v. 37, n. 82 2024-06-07.
Resumo

Resumo Um único filme pode revelar muito sobre as relações simbióticas entre os setores civis e a ditadura instaurada com o Golpe de 1964. O artigo faz um estudo de caso de Brasil ano 150 , curta-metragem documental de Amaral Netto comemorando o Sesquicentenário da Independência (1972). O objetivo é rastrear um circuito da propaganda oficiosa aglutinado em torno dessa película. O método, do campo história e audiovisual, articula análise fílmica imanente e fontes extrafílmicas sobre a trajetória do objeto, incluindo o arquivamento, a produção, a censura e a circulação. Conclui-se que esse curta-metragem testemunha uma “modernização” da velha cavação cinematográfica para um colaboracionismo audiovisual mais estruturado. (AU)

Processo FAPESP: 21/07062-8 - Audiovisual e sesquicentenário da independência (1972): circulação de imagens da nação na encruzilhada da modernização autoritária
Beneficiário:Fernando Seliprandy Fernandes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado