Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uso racional de energia e geração fotovoltaica: estratégias sustentáveis para o norte do Brasil

Texto completo
Autor(es):
Manoel Nascimento Neto [1] ; Guilherme Eugênio Filippo Fernandes Filho [2] ; Jorge Muniz Junior [3] ; Aglaé Baptista Torres da Rocha [4] ; Otávio José de Oliveira [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia e Ciências. Departamento de Produção - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia e Ciências. Departamento de Produção - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia e Ciências. Departamento de Produção - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia e Ciências. Departamento de Produção - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 32, 2025-02-24.
Resumo

Resumo A preocupação com a eficiência energética e a energia renovável ganhou destaque durante a crise energética global. Isso é particularmente relevante em Roraima, um estado no norte do Brasil, devido à sua dependência de sistemas elétricos isolados. Boa Vista, a capital, tem altas temperaturas médias anuais e o maior consumo médio de eletricidade residencial do país, o que cria uma oportunidade para soluções sustentáveis. Dada a abundante disponibilidade de radiação solar na região, a energia fotovoltaica surgiu como uma alternativa promissora para atender às demandas de energia de forma sustentável e econômica. Neste trabalho, estudos de caso realizados em três residências e em um campus universitário de Boa Vista permitiram analisar a infraestrutura e os desafios energéticos e propor soluções para aumentar a eficiência energética no estado e na região. A novidade deste trabalho está na integração das percepções acadêmicas sobre eficiência energética e energia fotovoltaica com iniciativas práticas implementadas no campus. O estudo contribui para o discurso teórico-científico ao explorar estratégias inovadoras para aumentar a eficiência energética e o uso de energia fotovoltaica, ajudando a avançar o estado da arte nesse campo. A contribuição gerencial aplicada fornece orientação às autoridades na formulação de políticas para o desenvolvimento tecnológico e o uso racional de energia. (AU)

Processo FAPESP: 23/16971-7 - Cooperação científica entre pesquisadores do Brasil e da Índia
Beneficiário:Otávio José de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional