Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comparação de metodologias para determinação de umidade em amostras de pólen apícola desidratadas

Texto completo
Autor(es):
Pereira de Melo, Illana Louise [1] ; de Almeida-Muradian, Ligia Bicudo [1]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Sch Pharmaceut Sci, Food Dept, BR-05508900 Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY; v. 31, n. 1, p. 194-197, JAN-MAR 2011.
Citações Web of Science: 6
Resumo

O teor de umidade do pólen apícola constitui um parâmetro de qualidade para este produto. Alguns países como Argentina, Brasil, Bulgária, Polônia e Suíça têm legislação específica quanto aos parâmetros de qualidade do pólen apícola, mas não são claras quanto à recomendação do método a ser utilizado na determinação de umidade. O objetivo deste trabalho foi comparar seis métodos de determinação de umidade do pólen apícola desidratado. Os métodos utilizados foram: estufa convencional a 100 °C, estufa a vácuo a 70 °C, dessecador com ácido sulfúrico, secagem por radiação infravermelha, liofilização e Karl Fisher. De acordo com os resultados obtidos, os melhores métodos para determinação de umidade do pólen apícola foram a secagem por radiação infravermelha e a liofilização, os quais apresentaram menores valores de umidade. (AU)

Processo FAPESP: 06/59187-9 - Avaliacao da estabilidade das vitaminas antioxidantes em amostras de polen apicola desidratado.
Beneficiário:Ligia Bicudo de Almeida Muradian
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular