Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Anatomia comparada dos órgãos do aparelho reprodutor masculino de 51 espécies de abelhas

Texto completo
Autor(es):
Amilton Ferreira [1] ; Fábio C. Abdalla [2] ; Warwick E. Kerr [3] ; Carminda da Cruz-Landim [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento Biologia
[2] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento Biologia
[3] Universidade Federal de Uberlândia. Departamento Genética e Bioquímica
[4] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento Biologia
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Neotropical Entomology; v. 33, n. 5, p. 569-576, 2004-10-00.
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Morfologia
Assunto(s):Abelhas
Resumo

A anatomia dos órgãos internos do aparelho reprodutor de machos (ARM) adultos e pupas foi comparada em 51 espécies de abelhas, incluindo representantes de seis famílias. Foram obtidos quatro tipos diferentes de ARM. O tipo I está presente em machos das famílias mais basais (Colletidae, Andrenidae e Halictidae) e é caracterizado por três túbulos seminíferos por testículo, o qual é quase totalmente envolvido pela membrana escrotal. O tipo II é um tipo intermediário entre os tipos I e III e está presente em Mellitidae e Megachilidae, como também em alguns Apidae estudados, sendo caracterizado por possuir dutos deferentes pós-vesiculares fora da membrana escrotal e possuir três ou quatro túbulos seminíferos por testículo, exceto Apis mellifera L., a qual possui secundariamente um número aumentado de túbulos. O tipo III foi achado somente nos Apidae estudados e é caracterizado por apresentar os testículos e dutos genitais (exceto o duto deferente pós-vesicular) encapsulados separadamente, as glândulas acessórias são bem desenvolvidas e o duto ejaculador é calibroso, apresentando fissuras em sua parede externa, as quais podem ocorrer também no tipo II. O tipo IV está presente exclusivamente na tribo Meliponini e é caracterizado pela ausência de glândulas acessórias. (AU)

Processo FAPESP: 02/08626-1 - Ciclo secretor e composicao quimica da secrecao da glandula de dufour de scaptotrigona postica (hymenoptera, meliponini) em operarias e rainhas e sua provavel funcao.
Beneficiário:Fábio Camargo Abdalla
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado