Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Anatomia e ultraestrutura do pulvino primário de Pterodon pubescens Benth. (Fabaceae - Faboideae)

Texto completo
Autor(es):
Machado, Sílvia R. [1] ; Rodrigues, Tatiane M. [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Instituto de Biociências - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Instituto de Biociências - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY; v. 27, n. 1, p. 135-147, jan.-mar. 2004.
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Botânica
Assunto(s):Fabaceae   Pterodon   Pulvínulo
Resumo

A anatomia e ultraestrutura do pulvino primário de Pterodon pubescens foram estudadas para verificar se os movimentos lentos de suas folhas estão associados às características celulares do pulvino. Amostras de pulvinos provenientes de folhas com folíolos abertos e fechados foram preparadas segundo técnicas usuais em microscopia de luz e eletrônica. O pulvino é constituído por epiderme unisseriada recoberta por cutícula espessa e tricomas tectores, córtex com diversas camadas de células parenquimáticas (ou motoras), feixe vascular central rodeado por bainha de fibras septadas e medula reduzida. As características das células motoras variam de acordo com o grau de turgescência do pulvino, ocorrendo alterações no tamanho e forma das células, na espessura das paredes celulares, na freqüência e organização dos plasmodesmos, no conteúdo e número de vacúolos e na densidade do citoplasma. Fibras septadas ao redor do floema estão sendo descritas pela primeira vez em pulvinos. A ampla ocorrência de plasmodesmos, a ausência de barreiras apoplásticas e a escassez de lignificação (presente unicamente nos vasos do xilema) indicam uma continuidade, simplástica e apoplástica, desde a epiderme até o tecido vascular do pulvino. Em P. pubescens, as características do pulvino primário são compatíveis com as de pulvinos que apresentam movimentos lentos; as características compartilhadas com pulvinos de movimentos rápidos são a presença de vacúolos com substâncias fenólicas nas células corticais e amiloplastos na endoderme. Os movimentos promovidos pelo pulvino primário de P. pubescens estão associados a mudanças nos compartimentos apoplástico (dobramentos das paredes celulares) e simplástico (reorganização vacuolar). (AU)

Processo FAPESP: 01/01588-4 - Aspectos estruturais e ultra-estruturais do pulvino de pterodon "pterodon pubescens benth." (leguminosae-papilionideae).
Beneficiário:Tatiane Maria Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 00/12469-3 - Estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos e ultra-estruturais em plantas do Cerrado (Senso lato) do estado de São Paulo
Beneficiário:Silvia Rodrigues Machado
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático